Os resultados da sua pesquisa

Bairro planejado em São José do Rio Preto, residencial com 1536 casas

Publicado por Imóveis de Rio Preto em 26 de janeiro de 2019
| 0

Rio Preto ganha bairro planejado com 1.536 casas

O prefeito de Rio Preto, entregou na manhã deste sábado, dia 23 de Janeiro de 2019, o Residencial Vida Nova Dignidade, com 1536 casas. Mais de 2000 mil pessoas participaram da cerimônia de entrega das chaves.

“Esse bairro planejado já nasce com mais de 10 mil árvores, iluminação, asfalto, esgoto, água tratada e três novas rotas de acesso. Além disso, possui escola próxima o que facilita a vida de vocês, novos moradores”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.

Sobre o bairro

O bairro foi construído em uma área de 655 mil m2 (equivalente a 92 campos de futebol) e recebeu R$ 188 milhões em investimento para a construção de 1.536 moradias.

Esse bairro planejado foi construído pela Pacaembu Construtora em apenas 14 meses, com o financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida Rio Preto para as faixas de renda 1,5 e 2. Ele está localizado próximo aos bairros Jardim dos Buritis, Moradas dos Ipês e Jardim Bela Vista, na região norte da cidade. O acesso principal é feito pela Estrada Municipal SJR-350, no prolongamento da Avenida Mirassolândia, sendo que no perímetro do empreendimento a estrada foi duplicada. Foram construídas 03 rotatórias de acesso às estradas municipais SJR-350 e SJR 419.

O Vida Nova Dignidade tem 33 ruas, com largura de 12 a 14 m, 7 avenidas e 05 acessos. As redes de água potável, esgoto sanitário e águas pluviais já estão interligadas às redes e ramais da cidade, de acordo com projeto aprovado pelo SEMAE. São aproximadamente 14km de extensão da rede de água e 16km de extensão da rede de esgoto, interligando o empreendimento com o interceptor público existente na margem direita do Córrego São Pedro, que leva os efluentes para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

O local tem ainda iluminação pública, 61 mil m² de calçadas (equivalente a 6 campos de futebol) e 259 rampas de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Foram executados no bairro 118 mil m² de asfalto de qualidade, equivalente a 12 campos de futebol.

Para a instalação de empreendimentos comerciais e de prestação de serviços, de acordo com a Lei de Zoneamento, foram reservados 144 lotes comerciais, com área total de 32 mil m².

Equipamentos públicos

Ao lado do Vida Nova Dignidade estão localizados o Núcleo da Esperança Alvorada, que possui creche e escolas de educação infantil e fundamental. O atendimento de saúde será realizado pelo UPA Norte, localizada na Avenida Mirassolândia, com apoio das Unidades Básicas de Saúdes da Família (UBSF) do entorno.

A Pacaembu investiu R$ 3 milhões na perfuração de 4 poços de captação profunda de água e na construção de um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros. A partir da entrega das chaves, esses equipamentos serão administrados pelo SEMAE. Uma grande lagoa – capaz de armazenar 30 milhões de litros – para a retenção das águas pluviais também foi construída.

Casas planejadas

Os terrenos do novo bairro têm 200 m² cada e as casas têm 45,47 m² de área construída, com sala, banheiro e cozinha com azulejo na área molhada, dois dormitórios e laje, além de pisos cerâmicos em todos os ambientes. A comercialização dos imóveis pelos corretores em Rio Preto privilegiou as famílias com renda mensal comprovada de até três salários mínimos e que se enquadram nos critérios do programa habitacional Minha Casa Minha Vida Rio Preto para as faixas 1,5 e 2. A comercialização do empreendimento foi acompanhada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da EMCOP (Empresa Municipal de Construções Populares).

Junto com as chaves será entregue aos moradores um certificado de garantida da construtora contra problemas estruturais pelo período de 5 anos, além de uma planta com sugestão de ampliação do imóvel em Rio Preto com projeto já aprovado pela Prefeitura de São José do Rio Preto.

Durante a construção, foram utilizados cerca de 15 mil m³ de concreto em 69 mil m² de área construída, além de 3.072 portas externas, 4.608 portas internas e 7.680 janelas/vitrôs.

Arborização urbana

A construtora plantou 8.414 mudas de árvores em uma área verde de 133 mil m2 dentro do bairro. O plantio teve início em novembro de 2017 e será monitorado pela construtora até 2022, com o objetivo de proteger o solo, conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente e do ar e ainda favorecer a conservação e preservação da avifauna local. No local, foram plantadas cerca de 80 espécies como abacateiro, amendoim, angico, canafístula, canela, farinha-seca, jacarandá, ipê, jatobá, sibipiruna, jacarandá e cambará.

A Pacaembu também executou um projeto de arborização de vias públicas, com o plantio de 1.680 mudas de árvores em frente às casas do Vida Nova Dignidade.

Fonte

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Listas para Comparação